Paixão, fotografia e moda.






Neste post, colocarei em pauta uma reflexão muito aprazível.


Sempre adorei as câmeras! Desde a infância, pouco remota, eu amava posar, interpretar e mandar beijos em direção às lentes. Acredito que esse furor inicial é o real sentido de tal emoção. Quando a alegria de uma criança circunda em torno de um sujeito, ao que tudo indica, o próprio jamais deixará de estar presente em seu coração. Paixão é o primeiro passo para a realização de qualquer projeto relevante na vida. É uma espécie de força maciça que progride à medida de sua dedicação a ela. Tudo começa com um álbum antigo, uma selfie no primeiro celular, ou as tendências elaboradas por uma revista de moda. Esse texto é apenas um trecho destinado à você, que aprecia a arte de fotografar ou apenas posar diante de quaisquer tipos de lentes. Seja ela de um celular, ou de uma Canon 35mm. 


Os registros sobre os  primórdios da fotografia se dão há pelo menos 350 a.C., desde então, a evolução da captura de imagens ocorre de maneira progressiva e revolucionária. A invenção da câmera é o momento que marca o desenvolvimento da fotografia moderna, desde os primeiros registros doméstico até os dias em que a publicidade tem como base a disseminação de imagens. A primeira câmera fotográfica foi feita pelo francês Joseph Nicéphore Niépce em 1826. Niépce usou uma placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado betume da judeia. Mas Daguererre, um inventor francês aficcionado pela matéria física da imagem, que apresentou a primeira câmera fotográfica em 07 de janeiro de 1839, graças aos conhecimentos herdados de seu parceiro acadêmico Niépce, na Academia Francesa de Ciência, em paris. Sua invenção foi chamada de “Daguerreótipo” (primeiro método fotográfico).




Todos os métodos de cuidado como o material fotográfico, desde a limpeza até a edição são de extrema importância para a proposta da imagem. Ao mesclar as técnicas fotográficas com moda, beleza, conteúdo e história, podemos agregar ao nosso dia a dia, maneiras práticas e elegantes de se vestir. A fotografia de moda é um gênero da fotografia. Sempre pensada para acompanhar o lançamento de coleções semestrais. Esse tipo de foto pode ser utilizado para propagandas, catálogos ou até mesmo para transmitir a estética de um estilista.


Por isso, é fundamental que o fotógrafo compreenda o conceito da coleção, seu público-alvo e o caimento e movimento das peças fotografadas. Na fotografia de moda, a história contada pela imagem deve ser nítida e concisa. É fundamental que as imagens de uma mesma coleção sejam coesas e consistentes. Tudo o que se usa como roupas, adereços e calçados são delicadamente escolhidos para a montagem de uma produção. Quais melhores meios de consultar diferentes possibilidades de se vestir, se não através de uma foto?






Comentários