O QUE É BELEZA EXÓTICA?





     Em diversos momentos da minha adolescência, chegou-me o seguinte elogio: “Juliana, você tem uma beleza exótica!”. Nunca entendi muito bem o que isso significa, mas sempre o aceitei sem maiores ressalvas. A priori, essa expressão era um excelente elogio, visto que, ter “beleza exótica” era melhor do que não ter beleza nenhuma. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da autocrítica, procedeu o seguinte questionamento: "o que é beleza exótica?". 

     Comecei a me comparar com outras meninas que eram apenas “bonitas” e ponto final. Sem mais objetos diretos como “exótica” ou “singular”. Percebi que meu desvio desse padrão era significativo. Rosto muito largo,  celulites, bochechas fartas, olhos muito pequenos, estrias, ombros muito largos, seios pequenos, queixo marcado e muito alta. Hoje, o que se aprecia como parâmetro de beleza gira em torno de corpos sarados, luzes impecáveis no cabelo e/ou 0% flacidez. Foi então que concluí que eu não me emoldava a tais arquétipos. 

     Depois da problemática, chega a fase seguinte: a desconstrução. 

     "Por que, meu Deus, eu não sou igual a elas?", "Será que eu realmente sou bonita, ou as pessoas estão tirando onda com a minha cara?". Esse se torna o momento mais estressante na cabeça de uma menina. Tudo o que se referente à ser mulher está diretamente associado a beleza, delicadeza, sensibilidade, e etc. O termo correto para esse modelo é estereótipo. Portanto, como você não sente parte do modelo, também não consegue acreditar que é bonita de verdade.

     Finalmente, a partir dessa reflexão, eleva-se a fase que você viverá após captar a essência deste texto: a aceitação.

     A aceitação é uma fase fluida, onde nunca se chega a um fim exato, como na matemática. A aceitação deve ser alcançada todos os dias, em um trabalho cíclico de autoconhecimento. Essa publicação é sobre a minha aceitação. O momento em que concebi que “beleza exótica” é um termo poderoso. 

     A partir do instante em que comecei a pesquisar sobre como nos aceitamos e nos amamos acima do que projetamos, todas as discussões concluíam o mesmo clichê: “você deve se valorizar!”. Logo pensei que, outra vez, essa história de se valorizar era muito brega. Mesmo avessa à lição cafona, decidi pôr em prática esse lance de se valorizar. Comecei a vestir minhas roupas mais queridas, pesquisar sobre como cuidar dos cabelos e ler muito sobre maquiagem. Adquiri real paixão pela moda a partir desse ensejo e, hoje, ela se tornou uma arte muito importante pra mim. 

     Depois que pus em prática, mesmo desacreditada, os elogios se tornaram cada vez mais frequentes. Na verdade, eu ainda continuava sem entender o por quê, mas sempre apreciei de coração aberto a atenção das pessoas. O "exótico" nunca me abandonou e cá estou a discorrer sobre essa tal beleza. Hoje eu entendo que “beleza exótica” não é nada além do seu rosto e do seu corpo cobertos por um brilho chamado amor.

     A partir daí, consolidada a minha aceitação e aprimorado o meu autoconhecimento, percebo o quão importante é a representatividade para meninas que, assim como eu, não se sentem parte do círculo imaginário da perfeição.

     Beleza Exótica é isso! É um privilégio! Ela te dá a tarefa de levar aos semelhates o exemplo de acessibilidade! Dê a devida relevância ao gabo do próximo.

     Cuide -se! 

     Coma alimentos saudáveis, não tenha medo de se vestir com a sua roupa mais apegada. Deite na sua cama e leia seu livro favorito ou apague as luzes e coloque a playlist mais feliz que você conheça. Faça qualquer coisa, mas faça!

     Em pouco tempo, sua imagem será muito diferente diante de amigos e família. O sorriso será 100% mais frequente, o corpo ficará mais hidratado, a cabeça pensará com mais clareza e as redes sociais estarão muito menos violentas. E lembre-se, se precisar conversar, sempre estarei disponível para lhe explicar o por quê a sua beleza é espetacular! 

Comentários